Investimento

Ciclos do mercado imobiliário e o melhor momento para investir

04.04.2022

Apesar da alta da Selic, o setor imobiliário segue em crescimento e desenvolvimento

Diversos são os fatores que influenciam o desempenho de forma cíclica do setor, disponibilidade e custo de crédito que se movem de acordo com a inflação e taxa de juros, a atividade do setor de construção e a demanda.

Compreendendo as épocas de excesso de oferta, resseção, recuperação e expansão, o segmento se move de forma cíclica, onde cada período pode durar mais de um ano, antes de progredir para a próxima fase. Um dos fatores que regula a mudança de fases é a oferta de empreendimentos no mercado. É comum que o mercado veja a demanda por imóveis varias por diferentes motivos, a exemplo de melhores condições de crédito ou até mesmo novas demandas dos consumidores.

Diante de todo contexto causado pelo distanciamento social, a conduta dos consumidores mudou em reloj imitacion relação a escolha de seu imóvel. “Toda a mudança de perfil dos consumidores fez com que aumentasse a procura por imóveis maiores, com escritórios e área de lazer mais extensa, o que impactou diretamente a economia do setor”, disse o corretor Ricardo Mauri, da Imobiliária Conquista.

A mudança de perfil também chegou para os investidores, que aqueceram o mercado de loteamentos residenciais. “O setor de loteamentos residenciais tem estado mais cobiçado, tanto para os que procuram maior qualidade de vida quanto para quem pretende investir no setor imobiliário”, completou Ricardo.

Considerando o comportamento cíclico já mencionado, o mercado se encontra em uma fase em que os investidores devem ter uma visão a longo prazo, aproveitando a oportunidade de valorização dos imóveis que se adquiridos neste cenário, podem trazer no futuro.

 

Comentários