Investimento

Espírito Santo bate recorde de abertura de empresas em 10 meses

27.12.2021

Com todos os recordes batidos pelo Espírito Santo, o otimismo para 2022 segue em alta

Na soma dos 10 primeiros meses de 2021, o estado bateu a o número de 15.602 novos empreendimentos iniciados. Este é um recorde na série história da Junta Comercial do Estado, iniciada em 2010.

Na prática, a abertura de empresas, pode ser considerada como um termômetro para a economia. Com maior apetite para investir, os empresários e pequenos empreendedores sinalizam maior o otimismo com o momento da retomada econômica,

Nas atividades econômicas, os números também apontam para retomada e otimismo. Desde o terceiro trimestre de 2020 até o segundo trimestre deste ano, comparando com o trimestre imediatamente anterior, a economia capixaba cresceu 10,3%, 3,2%, 0,8% e 0,4%, respectivamente, segundo dados do Instituto Jones dos Santos Neves, IJSN.

Com o ciclo virtuoso após a forte recessão causada pela pandemia e o avança da vacinação, a decisão de abertura de empresas é influenciada positivamente, o que pode ter influenciado nos resultados recordes dos últimos meses.

Com mais um recorde quebrado, 2021 tem se apresentado como um bom ano para os capixabas que querem empreender com seus próprios negócios. Isso porque em julho desse ano, a abertura de empresas em um mês bateu o recorde na série histórica. No mês seguinte, essa mesma marca foi ultrapassada, com a abertura de 1.904 novos negócios criados.

Com todo o avanço do estado, pode-se dizer que o Espírito Santo é favorável para o início de novos empreendimentos. Terminando o ano com o saldo positivo de mais de 18 mil empresas abertas.

Comentários