Investimento

Economia capixaba cresceu 9,8 de janeiro a setembro

23.12.2021

Economia do Espírito Santo cresce com o auxílio do setor de construção e indústria

Indicador de Atividade Econômica, IAE, produzido pela Findes, indica que o setor de construção avançou cerca de 45,8% em relação ao mesmo período do ano passado, o que tem favorecido também outros segmentos a impulsionar a economia.

A economia capixaba vem crescendo além da economia nacional, segundo o IAE, Findes. No terceiro trimestre, o índice capixaba teve alta de 2,6%, frente ao trimestre anterior, enquanto o PIB, Produto Interno Bruto, nacional retraiu 0,1%. Entre janeiro e setembro deste ano, a atividade econômica capixaba cresceu 9,8%, em relação ao mesmo período de 2020, ficando acima da média nacional, 5,7%.

As atividades do setor industrial cresceram cerca de 9,4% em relação ao último ano, impulsionada pelo avanço expressivo da construção 48%, da indústria de transformação 15,6% e de energia e saneamento 6,4%.

A presidente da Findes, Cris Samorini, lembrou que a melhora da pandemia possibilitou uma maior flexibilização das medidas restritivas e consequentemente, a retomada de atividades que ainda estavam em ritmo lento em função da menor mobilidade das pessoas e da necessidade do distanciamento social. “É importante lembrar que esse momento se deve a fatores externos, ou seja, que não podemos controlar. Da mesma forma em que hoje estamos “surfando”, por exemplo com a alta das commodities, amanhã podemos ser impactados pela queda. Por isso, devemos estar atentos para 2022. É importante pensar na diversificação da matriz industrial e ainda mais em como agregar valor ao que produzimos”, ressaltou Cris.

Comentários