Agronegócio

Linhares aposta em investimento e sustentabilidade para fortalecer o agronegócio

16.02.2022

Com todo o desenvolvimento do município, Linhares tem se destacado no setor do agronegócio

A Conexão Safra ouviu prefeitos de algumas cidades que representam o agronegócio capixaba para conhecer mais sobre as gestões, os próximos planos e a importância de cada um deles para o setor e para a visão da cidade. Linhares produz uma grande variedade de culturas e se destaca na agricultura dentro e fora do estado. Segundo dados de 2018 do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a cidade possui 2.341 imóveis rurais com área rural total de 3.504 quilômetros quadrados.

Ainda de acordo com o IBGE divulgado em dezembro de 2021, Linhares é um dos quatro municípios do estado que concentram mais de um quarto de seu valor agregado bruto agrícola do Espírito Santo. “O agro é a nossa vocação e uma das nossas principais bases econômicas. Assim como os países desenvolvidos apostaram em suas vocações econômicas para crescer, Linhares busca sua transformação a partir da agropecuária. O município já tem uma agricultura moderna e sustentável, desde as micro e pequenas até as grandes agroindústrias, além de uma conexão muito boa com os homens e mulheres do campo, a agricultura familiar. A produção de alimentos, além de sustentável, também é diversificada. O município não depende apenas da produção de grãos como o café, mas é também o maior produtor de cacau do Estado, e com destaque ainda no mamão, banana, coco, tilápia e pecuária, e uma infinidade de alimentos”, destaca Guerino Zanon, prefeito de Linhares.

Zanon ainda pontua que os investimentos feitos no município têm atraído grandes empreendimentos como a Café Cacique e a Olam, com a produção de café solúvel, a Fimag, fabricante de equipamentos para beneficiamento de grãos, a Agro Trop, para extração de polpa das frutas e a Craf Brasil, que faz o envase de sorvete na casca da própria fruta.

Em seu segundo mandato consecutivo, Guerino aponta algumas ações e investimentos feitos pela Secretaria Municipal de Agricultura, ainda em 2017, voltados para o setor agrícola. “O município montou uma secretaria estratégica, não só com o apoio de máquinas, mas com a implantação de programas estratégicos para nortear a execução de diversas ações, com planejamento e gerenciamento eficientes, com diálogo permanente com a comunidade, gerando resultados a médio e longo prazos. Todas essas ações têm provocado um novo olhar para a produção do homem do campo em diversos segmentos”, completou.

Comentários