Garantia de taxas condominiais, um mercado em plena expansão

by ideale-jornal

Um dos mais promissores negócios, no cada vez mais dinâmico mundo das fintechs no Brasil, é o de cobrança e garantia de taxas condominiais. Novas operações no segmento vêm sendo noticiadas pela mídia e as oportunidades são mapeadas com atenção por fundos investidores.

A empresa credenciada para atuar nesse setor fornece a garantia total ao condomínio de que cobrirá a integridade dos valores pagos pelos condôminos, nas datas previstas. O condomínio recebe o valor total das cotas emitidas, ficando a empresa credenciada com o direito de cobrar os encargos dos condôminos inadimplentes. As estimativas mostram que a inadimplência atinge mensalmente em torno de 8 a 12% das cotas condominiais no mercado imobiliário brasileiro.

Um número crescente de condomínios vem aderindo a essa modalidade de garantia seguro, pois seus balanços mensais se tornam sustentáveis. O pagamento dos funcionários fica garantido, assim como os serviços necessários poderão ser executados com a brevidade exigida. Os próprios condôminos são beneficiados, pois muitas vezes o atraso no pagamento de cotas acaba gerando despesas adicionais para todos, em função das dificuldades de gestão do caixa condominial.

Para investidores, um dos elementos atrativos é o fato de que a cobrança das taxas condominiais independe das flutuações habituais no mercado imobiliário. A movimentação de compra e venda de imóveis, com altas e baixas dependendo da conjuntura econômica e política do país, não impacta diretamente na cobrança das taxas condominiais, que continuam estáveis apesar de tudo.

Com a melhor tecnologia disponível, planejamento estratégico e inteligência operacional, é possível estar plenamente preparado para o estabelecimento de novas alianças, de modo a consolidar e ampliar a presença de fintechs com essa atuação no mercado, garantindo benefícios mútuos para os parceiros.

De fato, com um diversificado portfólio de serviços prestados a administradoras de condomínios, a WohPag está adquirindo densidade para se firmar como um dos mais importantes players no setor. A empresa já oferece serviços como emissão de boletos, recebimentos, pagamentos, cartões de saque/débito, inadimplência zero, antecipação de recebíveis, linhas de crédito personalizadas e contas digitais.

No âmbito da garantia de receitas condominiais, a WohPag já conta com uma carteira de 9.800 contas digitais. A migração em curso dessas contas digitais, para as nossas plataformas, representará uma receita mensal da ordem de R$ 620 milhões em taxas condominiais. Este montante significará uma movimentação anual potencial de R$ 7,5 bilhões a partir de 2023, quando estarão em plena operação os recursos tecnológicos nos quais estamos investindo. Do mesmo modo, a WohPag está estabelecendo parcerias financeiras estratégicas visando assegurar o recebimento de cerca de 550 mil transações mensais.  

Vale ressaltar que esta é uma área em que as instituições financeiras tradicionais não atuam convencionalmente, mas que tende a crescer em relevância à medida em que os processos de digitalização do sistema financeiro avançarem ainda mais.

Trata-se, em síntese, de um negócio com solidez de retorno garantida, representando importante oportunidade para fundos investidores interessados em diversificar suas operações.

 

Por Marcelo Assunção, CEO da WohPag. 

Mais notícias

Um novo conceito de informação, esse é o foco principal do Jornal Imobiliário e portal jornalimobiliario.com, jornalismo feito de forma diferente, segmentado e de relevância para o leitor.

Mídia Kit

Baixe nosso mídia kit e anuncie com a gente!

Entre em contato

@2022 – All Right Reserved. Dubai Propaganda.