Sobram vagas e falta mão de obra qualificada na construção civil

by ideale-jornal

Cerca de 74% das empresas do setor da construção civil enfrentam dificuldades na contratação de mão de obra qualificada. É o que mostra recente pesquisa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). O setor é um dos que mais crescem, e só para esse ano é esperado um crescimento de até 10%, de acordo com CBIC. Mas a falta de mão de obra especializada é entrave para o crescimento ainda maior.

Na construção civil, independente do cargo, a qualificação de funcionários é extremamente importante para que o projeto seja bem executado. Desde a preparação de materiais, até a utilização de equipamentos, ter uma mão de obra qualificada irá tornar a construção mais produtiva e melhorar o desempenho e qualidade. Contratar mão de obra específica evita prejuízos no futuro, devido ao conhecimento dos funcionários nas normas da construção.

“Mesmo com muitas vagas disponíveis, percebe-se que faltam profissionais qualificados para atender as demandas das empresas de construção civil. Por conta do avanço tecnológico, introdução de novas ferramentas e a inovação nos processos, são exigidos destes trabalhadores conhecimentos e técnicas que infelizmente nem todos tem. Por isso, se faz tão necessário a busca contínua desses profissionais, por cursos e capacitações específicos na área”, explica Neidy Christo, presidente da ABRH/ES (Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional ES).

Contar com uma mão de obra especializada significa otimizar a utilização de técnicas e dos materiais para a construção. Essa medida ocasiona redução de custos e na entrega de obras bem executadas. A mão de obra especializada é a garantia de que o resultado final seja de qualidade.

De acordo com Marcio Bullian, coordenador do Sine de Linhares, de cada 200 vagas, 100 são para trabalhos na construção civil. “Nós temos muita dificuldade de encaminhar pessoas para esses trabalhos, pois as empresas costumam exigir comprovação de cursos e carteira de trabalho”, explicou.

Neidy Christo ainda ressalta que neste mercado cada vez mais competitivo, a busca pelo aprendizado e desenvolvimento contínuo é essencial para que o trabalhador mantenha sua empregabilidade. Trabalhadores capacitados contribuem para a melhoria da competitividade e dos resultados das empresas, gerando assim mais empregos e mais progresso para toda a sociedade.

 

Razões para investir em mão de obra qualificada na construção civil

 

1. Qualidade final da obra: quem já teve uma área molhada (chuveiro por exemplo) com o caimento do piso em que a água não corre para o ralo, uma parede desnivelada ou mesmo uma borda de concreto quebradiça entende este ponto. Profissionais qualificados evitarão estes erros básicos (e clássicos) na execução de uma obra que muitas vezes podem causar uma dor de cabeça ao longo dos anos. A experiência dos profissionais e o devido acompanhamento levarão a um produto com qualidade superior, seguindo o projeto à risca, percebendo e evitando possíveis equívocos.

2. Economia de tempo e recursos: menos erros significa menos retrabalho e menos recursos desperdiçados. Imagine os casos colocados acima: ter de refazer uma parede, um piso, etc. Além do tempo de retrabalho, gasta-se mais em materiais, custos com a mão de obra, etc. Além disso, uma equipe qualificada tem maior produtividade, ou seja, consegue ser mais ágil na entrega do serviço.

3. Redução de estresse: quanto mais erros, mais retrabalho e mais custos. Tudo isso somado certamente tornará a execução de qualquer projeto uma situação estressante a todos os envolvidos, principalmente a quem estiver investindo seus recursos financeiros nesta execução. 

Mais notícias

Um novo conceito de informação, esse é o foco principal do Jornal Imobiliário e portal jornalimobiliario.com, jornalismo feito de forma diferente, segmentado e de relevância para o leitor.

Mídia Kit

Baixe nosso mídia kit e anuncie com a gente!

Entre em contato

@2022 – All Right Reserved. Dubai Propaganda.