Barter invade negócios imobiliários

by ideale-jornal

O Barter é um termo utilizado pela negociação realizada entre produtores rurais e empresas de insumos, onde o pagamento do elemento é efetuado por meio de troca por produtos da fazenda. De uma forma mais genérica, não há intermediação monetária e o acordo é realizado antes da colheita. 

Apesar de ter se popularizado no meio dos agricultores a partir de 2003, o Barter é uma operação antiga no Brasil, iniciada em 1990 no qual era usada caso o produtor produzisse além da sua necessidade e aquilo que era extra, poderia ser trocado por algo que ele necessitasse. Hoje, o termo já adequado as grandes negociações, garante ao agricultor a compra por materiais e simplifica as transações entre empresas e produtores rurais.  

Atualmente, o termo tem se manifestado no setor imobiliário, oportunizando produtores rurais a adquirir um imóvel para investir ou para morar. “Esse tipo de transação tem grande probabilidade de ser um sucesso, principalmente com a alta do café. Penso que mais imobiliárias precisam se adequar para oportunizar produtores a esse meio de negociação. No meio rural, esse termo é banal e é importante traze-lo com mais frequência para as grandes cidades. Sem contar a valorização que podemos ver nos imóveis, tornando muito atraente o investimento no setor imobiliário, fazendo com que o imóvel seja também uma fonte de renda”, disse Alfredo Giuberti, empresário comerciante de café.

Com o intuito de garantir o compromisso entre o produtor e a imobiliária ou construtora, é feito uma espécie de contrato entre as duas partes, registrado em cartório para oficializar a operação. Ao assinar o contrato, o agricultor se compromete a cumprir com o combinado de entregar parte da próxima colheita como pagamento do imóvel que ele adquiriu.

A negociação feita por meio da operação Barter oferece ao produtor a compra de imóveis sem a necessidade de dispor de um capital financeiro, o que evita recorrer a empréstimos ou ao crédito rural, que por mais baixas que sejam as taxas aumentam o valor final. Esse estilo de transação ainda abre oportunidades ao produtor rural, garantindo a venda de sua safra com menor risco e fora das oscilações de preços.

Mais notícias

Um novo conceito de informação, esse é o foco principal do Jornal Imobiliário e portal jornalimobiliario.com, jornalismo feito de forma diferente, segmentado e de relevância para o leitor.

Mídia Kit

Baixe nosso mídia kit e anuncie com a gente!

Entre em contato

@2022 – All Right Reserved. Dubai Propaganda.